ChatGPT: a inteligência artificial tendência em 2023

Os avanços recentes em inteligência artificial (IA) estão acelerando uma transformação, que já era tendencia crescente nas últimas décadas, a automação. As automações são técnicas e tecnologias que visam agilizar os processos produtivos em um segmento. 

 

O ChatGPT desenvolvido pela OpenIA é uma das principais cabeças desse avanço. O ChatGPT já conta com mais de 100 milhões de usuários e é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” (Transformador generativo pré-treinado), é um modelo de linguagem avançado, baseado em deep learning (aprendizagem profunda), um dos braços da inteligência artificial atual.

 

A OpenIA treinou o ChatGPT com milhões de exemplos de texto, o que possibilitou gerar conteúdos da forma mais natural possível. O treinamento alinhando com a tecnologia tornou-o ideal para realizar a automação de tarefas, que consumia tempo de pessoas, como a geração de respostas automatizadas, a elaboração de relatórios e auxiliar na criação de conteúdo.

 

Mas será que o ChatGPT e outras tantas IA, já conseguem substituir a necessidade de olhar criativo humano? Especialmente quando se trata de conteúdos para rankeamento. Para responder essa pergunta, o time de especialista da Hoogli se juntou e escreveram esse artigo sobre a inteligência artificial que se tornou tendência de 2023. Boa Leitura!

 

O que é ChatGPT?

Se você não sabe o que é ChatGPT, aqui está uma resposta gerada pela própria inteligência artificial:

 

“O GPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial que usa uma rede neural para gerar texto. O GPT é treinado em abundância de dados de texto e pode ser usado para gerar texto em uma variedade de tarefas, como tradução automática, resumo automático e geração de texto.

 

O GPT consegue gerar texto que é quase indistinguível do texto escrito por humanos. Ele é usado em muitas aplicações diferentes, incluindo chatbots e assistentes virtuais.”

 

A diferença do ChatGPT para assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente é a capacidade de interagir com usuários personalizadamente. Os diálogos podem ser profundos e ele conseguir entregar respostar para perguntas completas e até escrever códigos de programação. 

 

Confira as principais funções do ChatGPT:

 

• Realizar contas matemáticas;
• Escrever códigos de programação;
• Responder perguntas complexas detalhadamente;
• Parafrasear textos com a linguagem solicitada;
• Ser integrado a chatbots, CRM ou sistema de atendimento ao cliente;

• Criação de conteúdo;
• Entre várias outras funcionalidades.

 

ChatGPT: Aliado ou Vilão?

É importante mencionar já de cara, que essa tecnologia não significa necessariamente a perda de empregos no curto prazo. O ChatGPT, assim como outras IA, são uma ferramenta que estão mudando a forma de trabalhar. Tarefas que antes eram volumosas e maçantes, como preencher formulários, podem agora ser completadas com mais facilidade e velocidade. 

 

As IA conseguem automatizar a vida, possibilitando que as pessoas foquem em tarefas mais criativas e utilizem habilidades e conhecimentos em atividades mais complexas.  Porém, também é fundamental mencionar que as tecnologia de IA afetarão muitas profissões e atividades no futuro. 

 

Um recente estudo da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos, listou as principais profissões que arriscam serem extintas pelas inteligências artificiais no futuro. Entre as principais estão: operador de call center e professores de ensino superior de diversas áreas, como línguas estrangeiras, direito, filosofia e religião, sociologia e ciências políticas. 

 

Antes de iniciar o estudo, os especialistas desenvolveram um software que avalia o grau de automação de 800 profissões por meio da inteligência artificial. Os pesquisadores utilizaram dez ferramentas baseadas em IA, tais como tradução, processamento de linguagem natural e criação de imagens, e as relacionaram a 52 aptidões humanas, como audição e coordenação motora fina.

 

As inteligências artificiais só conseguirão tirar o fator humano da comunicação se empresas quiserem perder o diferencial no mercado, porque essas novas tecnologias, como o ChatGPT, não conseguem ter a sutileza de enxergar as minúcias em uma mensagem. 

 

Conseguir olhar o todo, mas também cada parte que o compõem é fundamental para planejar estratégias e realmente solucionar possíveis problemas. O ChatGPT é uma ferramenta poderosa que deve ser utilizada nos processos dentro da sua empresa, mas ele não consegue substituir o olhar crítico e a tomada de decisão de um especialista. 

 

Como usar o ChatGPT na sua empresa

O ChatGPT pode ser um grande aliado do seu empreendimento, trazendo diversos benefícios, como aumentar a produtividade e conseguir respostar para perguntas completas. Porém, algumas perguntas não devem ser efetuadas, como reviews de produto, informações sobre fatos recentes e conselhos legais, pois as respostas não serão as mais corretas. 

 

Continue a leitura e confira os benefícios de usar o ChatGPT:

 

Aumento da produtividade

As inteligências artificiais são ferramentas muito uteis para fornecer informações, que facilitam a resolução de problemas dentro da sua empresa. Além dessas respostas, com a automatização de tarefas com a ajuda ChatGPT, você conseguirá focar na parte que realmente importa, conseguindo assim, ser mais produtivo. 

 

Ajuda a gerar e melhorar ideias 

Se você está com pouca criatividade ou não sabe como melhorar e desdobrar uma ideia, o ChatGPT pode ser uma solução interessante. Por meio dessa ferramenta você consegue ver como seu público-alvo está se comportando e partir dai para planejar as melhores formas de se comunicar com ele, seja com uma promoção ou um novo produto. 

 

É importante informar que você não deve usar o ChatGPT para realizar o seu trabalho, ele é apenas uma ferramenta que te auxiliará a gerar e melhorar ideias. 

 

Por exemplo, você pode perguntar “o que as pessoas de 20 – 25 anos estão procurando sobre tênis no Google”.

Pesquisa realizada no CHATGPT

As respostas podem ser um bom ponto de partida para você promover uma ação dentro da sua empresa. 
 

Reduzir Custos 

O aumento de produtividade e automatização de tarefas resulta em uma redução de custos operacionais para a sua empresa. Se os processos estão sendo feitos em maior velocidade, os seus colaboradores podem gerar mais recursos e reduzir a contratação de novos profissionais para a execução dessas tarefas volumosas, reduzindo custo de mão de obra. 

 

A automatização permite uma maior produção, em menos tempo e com uma qualidade final superior. Com a adoção de tecnologias e sistemas integrados, o seu empreendimento conseguirá obter uma maior precisão no gerenciamento de recursos e processos


 

A importância de especialistas para estratégias de marketing 

Como mostramos nos tópicos anteriores, o ChatGPT é uma excelente ferramenta para fornecer respostas rápidas e precisas. Porém, ele não consegue oferecer todo o conhecimento obtido por especialistas no marketing e no marketing digital. 

 

Os profissionais de marketing têm uma compreensão do mercado, do público-alvo e dos concorrentes que as Inteligências Artificiais não conseguem processar, como análise das tendências do mercado, olhando o cenário macro e micro na qual a sua empresa está inserida. 

 

As estratégias de marketing necessitam de muitos aspectos diferentes para construir um posicionalmente, por isso uma agência de marketing digital contam com diversos profissionais, cada um com uma especialidade e vivência em uma área para sempre propor o que for melhorar para a sua empresa. 

 

Essas habilidades são adquiridas ao longo de anos de experiências e de análise do mercado. Algo que, pelo menos por enquanto, as IAs não conseguem verificar.  

 

Embora o ChatGPT possa fornecer insights úteis, como mostramos, ele não tem experiência prática no desenvolvimento e execução de campanhas, rebranding e até criação de conceitos. 

 

As Inteligências Artificiais não conseguem avaliar o que na teoria pode funcionar, mas, na prática, não. Esses fatores sutis só um especialista pode identificar. 

 

Por isso, só uma agência de marketing digital possui serviços que oferecem as melhores estratégias para atrair o público certo para a sua empresa, converter visitantes em clientes, aumentar suas vendas e fortalecer sua marca no digital, com soluções sob medida para atender as necessidades do seu negócio.


 

A importância do olhar criativo humano para otimização SEO

A otimização para mecanismo de busca (SEO) é um dos principais braços do marketing digital, ao poder impulsionar a visibilidade da sua página no local onde as pessoas mais procuram produtos e serviços, o Google

 

Embora o ChatGPT consiga criar palavras-chave, até te ajudar a montar uma estratégia, ele não conseguirá compreender profundamente o seu público-alvo, o seu nicho de mercado e como os seus concorrentes estão atuando para se promoverem. 

 

Por isso, o olhar e a criatividade humana é muito importante para criar estratégias assertivas de SEO, que sejam eficazes e sustentáveis. Os especialistas em SEO têm uma compreensão profunda de tudo que envolve a sua página. 

 

Apenas um humano pode analisar todos os fatores e planejar no curto, médio e longo prazo a melhor estratégia para você estar melhor posicionado. 

 

Em uma agência de marketing digital, o especialista em SEO ainda terá auxílio de outros experts em suas áreas para conseguir te dar um panorama e fazer sua empresa crescer em todos os meios onde o seu público está.

 

Resultados reais para o seu negócio

Se você precisa de soluções reais em Marketing. A Hoogli entrega! Comprometida em corresponder às suas expectativas e entregar resoluções sólidas e compatíveis com o sucesso que você busca para o seu negócio.

 

Amplie as possibilidades do seu negócio! Nosso time entrega estratégias voltadas para potencializar resultados e ajudar no crescimento da sua marca.

 

Destaque-se no Google com um site competitivo. Esteja à frente nas buscas dos usuários através das soluções da Hoogli em Gestão SEO e aumente o lucro da sua empresa com bom posicionamento. 

 

O sucesso da sua empresa é com a Hoogli! Entre agora em contato conosco.

Transforme sua marca!

Logo Principal