Google altera políticas para reduzir spam e conteúdos gerados por IA

Segundo o Digital Brazil 2024, a porcentagem de usuários da internet entre 16 a 64 anos que usa algum tipo de mecanismo de busca é de 94,5% no Brasil. Segundo a SimilarWeb, o Google é o principal buscador do país e corresponde a um total de 98,88% dos acessos.

Apenas com essas informações, você deve ter uma boa dimensão da importância que o Google tem na vida das pessoas, certo? As marcas não ficam de fora desse universo, afinal, grande parte do seu público procura informações neste mecanismo. 

Por isso, torna-se essencial acompanhar todas as atualizações que acontecem no Google. Na Hoogli, agência de marketing digital, sabemos que a comunicação é dinâmica. Ou seja: há avanços constantes e nós precisamos adaptar as estratégias a essas atualizações. 

Tendo isso em mente, criamos esse conteúdo para explicar todos os detalhes sobre uma nova política do Google, relacionada à produção de conteúdos gerados por Inteligência Artificial (IA). E sim, tudo pode mudar por causa disso. Os negócios precisam ficar atentos para não perder suas posições na pesquisa do usuário.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Como funciona o ranqueamento de conteúdos no Google?

O ranqueamento de conteúdos no Google é um processo complexo que envolve uma série de fatores e algoritmos. Embora o Google não divulgue todos os detalhes do seu algoritmo de classificação, há elementos-chave que influenciam o ranqueamento através de observações e práticas recomendadas. 

Abaixo, selecionamos os principais fatores levados em conta no ranqueamento do Google:

  • Relevância do conteúdo 

A relevância do conteúdo é um dos principais critérios de classificação do Google. Isso significa que o conteúdo deve ser diretamente relacionado à consulta de pesquisa do usuário. O algoritmo do Google analisa o texto, título, tags e outros elementos para definir sua relevância em uma determinada busca.

Quanto mais relevante o conteúdo, maior a probabilidade de ser classificado nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs). 

  • Autoridade do domínio

A autoridade do domínio é uma medida da confiança de um site sobre determinado nicho de mercado. Sites com alta autoridade tendem a se classificar melhor nos resultados de pesquisa. 

Diversos aspectos influenciam a autoridade, como a quantidade e qualidade dos backlinks (tráfego recebido a partir de outros sites), a idade do domínio e a consistência na produção de conteúdo de alta qualidade. 

  • Qualidade do Conteúdo

A qualidade do conteúdo é fundamental para o ranqueamento nos resultados de pesquisa. O Google valoriza conteúdo original, útil, relevante e bem escrito, o que requer atenção para:

  • Gramática correta.

  • Formatação adequada.

  • Uso de mídia (imagens, vídeos).

  • Abordagem informativa e envolvente para o assunto. 

Além disso, o conteúdo deve ser atualizado regularmente para manter sua relevância. 

  • Experiência do Usuário (UX)

A experiência do usuário é um fator cada vez mais importante no ranqueamento de conteúdos. Ou seja, deve-se considerar a velocidade de carregamento da página, a compatibilidade com dispositivos móveis, a facilidade de navegação e a segurança do site.

O Google prioriza sites que oferecem uma experiência positiva, funcional e ágil, pois isso contribui para a satisfação do usuário e retenção. 

  • Estrutura do conteúdo

A estrutura do conteúdo se refere à organização e legibilidade do texto. Nesse sentido, o Google avalia o uso adequado de subtítulos, listas, parágrafos curtos e marcadores para facilitar a leitura. 

Uma estrutura de conteúdo bem definida ajuda os usuários a entenderem melhor o conteúdo e permite que os algoritmos entendam a hierarquia e o contexto do texto. Dessa forma, melhora-se o ranqueamento do site no mecanismo de busca.

  • Sinais sociais 

A presença e o engajamento em redes sociais podem indiretamente influenciar o ranqueamento. Conteúdos amplamente compartilhados e discutidos em plataformas sociais têm chance de ganhar mais visibilidade, atrair tráfego e, consequentemente, aumentar sua autoridade e relevância aos olhos do Google. 

  • Atualização e frequência do conteúdo

Sites que são atualizados com frequência tendem a se classificar melhor nos resultados de pesquisa do que sites estáticos. Desse modo, o Google demonstra que o site está ativo e continuamente fornecendo valor aos usuários. 

No entanto, a frequência de atualização também deve ser equilibrada com a qualidade do conteúdo. Em outras palavras: conteúdos atualizados com informações relevantes e úteis têm mais probabilidade de manter uma classificação elevada. 

  • Palavras-chave e SEO On-Page

Embora o uso excessivo de palavras-chave não seja mais uma prática recomendada, a otimização de palavras-chave desempenha um papel importante no ranqueamento de conteúdo. Portanto, elas devem ser empregadas de forma estratégica no título, meta descrição, URL e ao longo do texto.

Além disso, fatores como a estrutura de URLs amigáveis para SEO, tags de título adequadas e meta descrições informativas também contribuem para uma melhor classificação. 

Quais são as novas medidas adotadas pelo Google?

Em março, o Google atualizou suas políticas globais com o objetivo de reduzir a quantidade de spam e o que considera como conteúdo de baixa qualidade no buscador. A big tech pretende reduzir os conteúdos de spam em 40%. A principal meta é aumentar o tráfego em sites e portais com conteúdo original e boa reputação. Para isso, o Google irá adotar duas medidas:

  1. Melhora nos algoritmos

A companhia assegura o desenvolvimento de melhorias algorítmicas para que os conteúdos originais ganhem espaço. Esse é o core update que irá focar nos conteúdos que realmente trazem informações relevantes e únicas para o usuário. A estimativa é de que a atualização comece a rodar 100% em 1 mês.

  1. Renovação das políticas de spam 

Atualização de regras a respeito do que deve ficar fora do buscador. O Google agora está mais atento a sites que são comprados de domínios expirados. Também, irá banir sites que criam conteúdos em escala, principalmente com IA, e sobem apenas com a finalidade de rankear. 

Outro ponto são os sites que publicam páginas de terceiros sem nenhuma supervisão, somente para manipular a SERP. É o caso de portais que publicam matérias escritas por outros sites.

“Estamos constantemente atualizando essas políticas e sistemas para combater essas tendências, oferecendo conteúdo útil que direciona tráfego valioso para websites de alta qualidade”, afirmou Elizabeth Tucker, diretora de produto na busca do Google.

Como isso pode impactar os negócios digitalmente?

Com certeza as atualizações irão afetar os negócios que não se adaptarem às novidades do Google. Dessa forma, conteúdos gerados com IA apenas para gerar tráfego e sem originalidade cairão de posição. 

O Google passará a identificar publicações automatizadas de conteúdos em grande escala e baixa qualidade. É uma diretriz que se aplica tanto para aqueles textos gerados por robôs como aqueles que combinam trabalho humano. O foco precisará ser, assim, cada vez maior na experiência do usuário ao consumir um determinado conteúdo original e na navegação de em um site. 

Empresas que não se adequarem a essas regras poderão perder o tráfego e a visibilidade, com consequências diretas em seus objetivos de negócios. Por isso, é imprescindível que adotem estratégias para seguirem as novas políticas.

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Como evitar a perda de posições no Google?

Evitar ser penalizado pelo Google devido ao conteúdo desenvolvido por IA de baixa qualidade requer práticas cuidadosas e éticas. Abaixo, o time de especialistas da Hoogli selecionou 7 dicas:

  • Supervisão e criatividade humana

Ainda que a IA gere conteúdo de forma eficiente, é importante ter supervisão humana para garantir a qualidade e a precisão do conteúdo. A equipe de profissionais deve avaliar se o conteúdo atende aos padrões exigidos e se comunica de forma coerente e profunda.

  • Revisão de qualidade

Antes de publicar qualquer conteúdo gerado por IA, revise cuidadosamente o texto para corrigir erros gramaticais, de ortografia e de contexto. Observe se o conteúdo tem informações novas e relevantes, capazes de envolver o leitor, resolver suas dúvidas e agregar conhecimento.

  • Personalização 

Utilize algoritmos de IA que possam personalizar o conteúdo de acordo com as necessidades específicas do público-alvo e o contexto da consulta de pesquisa. Isso ajuda a assegurar que o conteúdo seja relevante e útil para os usuários. 

  • Evite plágios e duplicações

Certifique-se de que o conteúdo gerado por IA seja original e não viole direitos autorais de terceiros. Evite o uso de trechos de texto copiados de outros sites, pois isso pode resultar em penalidades por conteúdo duplicado. 

  • Transparência na autoria

Quando apropriado, inclua uma nota ou aviso indicando que o conteúdo foi gerado por IA. Desse modo, você mantém uma relação de transparência com os usuários e previne mal-entendidos sobre a autoria do conteúdo. 

  • Foco na intenção 

Ao criar conteúdo com IA, leve em consideração a intenção por trás das consultas de pesquisa dos usuários. Veja se o conteúdo atende às necessidades e expectativas dos usuários. Para isso, ofereça informações relevantes e soluções para suas perguntas e problemas mais frequentes. 

  • Monitoramento e atualizações

Acompanhe regularmente o desempenho do conteúdo gerado por IA e faça ajustes conforme necessário. Mantenha o conteúdo atualizado e relevante para garantir sua qualidade ao longo do tempo. 

Seguindo essas práticas, você pode evitar ser penalizado pelo Google. Mas, há uma dica ainda mais importante: ser parceiro de uma agência especialista em SEO. Em seguida, explicamos todos os detalhes.

Qual a importância de contar com uma agência especialista em SEO?

Contar com uma agência especialista em SEO faz toda a diferença para o sucesso online de uma empresa. Agências como a Hoogli, ideal para marketing digital em Goiânia e Brasília, aliam conhecimento especializado e estratégias sob medida. 

Sendo assim, elas têm recursos e experiência para realizar análises abrangentes do site, identificar áreas de melhoria e implementar estratégias eficazes para aumentar a visibilidade online. Além disso, uma agência com especialistas em SEO acompanha as tendências do mercado e ajuda as empresas a se manterem competitivas e adaptadas às demandas em constante evolução. 

Em síntese, ser parceiro de uma agência como a Hoogli é um investimento significativo para:

  • Impulsionar o tráfego orgânico.

  • Aumentar as conversões.

  • Alcançar o sucesso digital a longo prazo.

Conquiste resultados com os serviços de uma agência de marketing digital.

Hoogli: agência de marketing digital em Brasília e Goiânia

A Hoogli é uma agência de marketing digital em Brasília e Goiânia. Com soluções para empresas de diferentes portes e segmentos, estamos sempre antecipando tendências.

Nesse sentido, contamos com um time de especialistas em SEO, tanto para o desenvolvimento do site como para a criação de conteúdos. Desenvolvemos estratégias que contemplam a otimização de mecanismos de busca para marcas que desejam melhorar sua visibilidade online e alcançar o público certo.

Nossa abordagem é estratégica e orientada por dados. Fale conosco e comece hoje mesmo a impulsionar o seu negócio e trace sua jornada para alcançar o primeiro resultado no Google.

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