Produção Audiovisual em Brasília: tudo sobre vídeo marketing

A internet é dinâmica e os conteúdos que mais atraem espectadores são os de formato em vídeo. Os hábitos de consumo de materiais neste modelo são estimulados diariamente, graças às mídias sociais, que são utilizadas a todo momento, por pessoas no mundo inteiro. 

 

Segundo um estudo intitulado The State of Video Marketing Statistics 2022, feito pela Wyzowl, 86% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo marketing foi o instrumento responsável pelo aumento na geração de leads, sendo que 81% relatam que os vídeos nesta formatação ajudaram diretamente a aumentar os resultados do processo de venda. 

 

Os vídeos são o formato de conteúdo online mais consumido atualmente, sendo uma ferramenta efetiva para as empresas alcançarem seus objetivos no digital, conforme a necessidade de cada negócio.

 

Considerando métricas como essas, diversas empresas adotam em seu  planejamento o vídeo marketing como essencial para alavancar a estratégia de marketing de conteúdo da marca.

 

A Produção Audiovisual da Hoogli utiliza a estratégia de vídeo marketing para criar um relacionamento mais próximo com o público-alvo das empresas, de forma a envolvê-los nas etapas do funil de vendas e consequentemente, promover a qualificação de leads e a elevação das taxas de conversão.

 

Neste artigo, nós mostramos como o vídeo marketing pode conduzir a sua marca a patamares mais elevados na internet, gerando maior engajamento em publicações e melhores os resultados da sua empresa no digital. 

 

Continue a leitura e entenda melhor sobre como nossa equipe de especialistas em audiovisual atuarão para entregar a você conteúdo de qualidade por meio da criação de vídeo marketing, o conteúdo que mais tem gerado conversões atualmente no digital, confira! 

 

 

Primeiramente, o que é vídeo marketing?

O vídeo marketing é um formato de tecnologia da produção audiovisual que utiliza de componentes visuais e sonoros para transmitir mensagens aos usuários de forma criativa e de fácil consumo.

 

Considerando isso, podemos tratá-lo como um método estratégico que pode ser utilizado com diversas finalidades. 

 

É uma produção artística que envolve elementos criativos em sua composição, com o propósito de transmitir a mensagem traçada durante o processo de planejamento do vídeo de maneira mais eficiente.

 

A estratégia de cada conteúdo relevante deve ser elaborada com base na análise de métricas específicas, fazendo com que o vídeo marketing se torne um dos principais artifícios para a captação de novos leads.

 

A produção audiovisual de vídeos nessa formatação envolve etapas de construção que devem ser seguidas para a obtenção de resultados que façam jus às estratégias traçadas durante o planejamento.

 

Detalhamos no próximo tópico do artigo, as etapas principais que devem fazer parte da construção de conteúdos audiovisuais. 

 

 

Etapas da produção de um vídeo marketing

As etapas da produção audiovisual de um vídeo marketing são guiadas por um time de especialistas que se encarrega da realização de todos os processos da criação do vídeo marketing.

 

Todas as ações a serem tomadas durante a execução da produção são previstas previamente durante a elaboração do briefing. 

 

Abaixo, destacamos todas as ações que fazem parte de cada etapa da criação do vídeo marketing, confira!

 

Pré-produção

A ideia inicial para a produção de um vídeo utilizado como estratégia de marketing é delimitada durante a primeira etapa de construção, conhecida como pré-produção.

 

Nessa etapa, algumas ações de planejamento são traçadas a fim de que o desenvolvimento de toda a produção ocorra de maneira adequada, além de ser essencial para o alcance de todos os resultados desejados com a utilização do vídeo.

 

Dentro da etapa de pré-produção de vídeos, são compreendidas as seguintes ações: 

 

Brainstorm

O brainstorm é uma técnica de discussão de ideias em grupo, comumente utilizada para relacionar as melhores atitudes a serem tomadas para a efetivação assertiva de cada projeto. 

 

A contribuição espontânea de cada envolvido no planejamento de conteúdo audiovisual é fundamental para idealizar um trabalho criativo e inovador. 

 

Briefing

Após o brainstorm, as ideias que farão parte do projeto são escolhidas e registradas formalmente em um documento conhecido como briefing. 

 

É um resumo com todas as informações necessárias para desenvolver a produção audiovisual, bem como todas as exigências solicitadas pelo cliente. 

 

As principais informações que devem estar documentadas no briefing são as informações sobre a marca, as especificações técnicas, o conceito da produção, os objetivos da produção e todos os equipamentos que serão necessários para a sua criação.

Equipamentos

A escolha dos equipamentos que serão necessários para a produção do vídeo também é uma ação que se encaixa dentro da etapa de pré-planejamento.

 

Essa ação deve ser observada com bastante atenção pelos especialistas responsáveis pela produção, pois a falta de equipamentos pode prejudicar a qualidade de todo o conteúdo. 

 

Os equipamentos necessários são basicamente:

 

  • Câmera;

  • Modificadores de luz;

  • Microfone.

 

Produção

Durante a produção do vídeo, todas as ideias transcritas no planejamento estratégico passam a tomar forma e vida. 

 

O videomaker é o profissional que tem participação ativa durante essa etapa de produção, tomando para si a responsabilidade de cumprir com todas as estratégias contidas no briefing durante a execução do projeto. 

 

As principais ações que cabem dentro da etapa de produção do vídeo, são respectivamente: 

 

Direção 

O diretor de cena se ocupa da coordenação geral da produção de conteúdo, sendo responsável por guiar todos os outros profissionais ao cumprimento de suas respectivas responsabilidades.

 

Captação de Áudio

Durante a produção do vídeo marketing, um profissional qualificado fica encarregado de cuidar de todos os elementos pertencentes a captação de áudio, bem como administra a atenção sobre a eficiência dos equipamentos que possuem essa finalidade em específico. 

 

Sendo assim, fica incumbido de checar a eficiência de microfones, gravadores, cabos e qualquer outro equipamento que tenha o objetivo de captar registros sonoros.

 

Filmagem

Não basta apenas filmar, as imagens gravadas durante a produção devem transmitir a mensagem e a estratégia relacionadas lá na etapa de pré-produção. 

 

Por isso, é fundamental a observação incessante durante toda a captação de imagens do vídeo marketing, bem como a atenção redobrada sobre todos os elementos que compõem a cena que está sendo gravada.

 

Pós-produção

Durante a pós-produção, toda a filmagem captada é tratada com a finalidade de dar os retoques finais à produção do vídeo marketing.

 

Sendo assim, as etapas compreendidas dentro da pós-produção são fundamentais para a qualificação do resultado do vídeo. 

 

As ações a serem tomadas dentro da etapa de pós-produção são:

 

Edição

O profissional que se encarrega da edição do vídeo tem papel fundamental, pois é ele quem dará a qualidade e os retoques necessários para finalizar o projeto. 

 

Durante a edição do vídeo, aspectos como a ordenação de cenas, o tratamento do áudio e o acréscimo de elementos especiais são executados de forma criteriosa pelo especialista em audiovisual.

 

O editor de vídeo usa toda a sua expertise para editar as imagens conforme a estratégia traçada e retira todos os excessos da produção. 

 

Exportação 

Após a finalização da edição, a única preocupação existente para finalizar o projeto audiovisual gira em torno do cuidado para salvar o material, a fim de que seja possível exportá-lo em diferentes plataformas de mídia. 

 

Após a finalização das edições, o vídeo segue para a aprovação do cliente e deve ser transmitido para o mesmo de forma hábil, a fim de garantir a qualidade e a segurança do material. 

 

Além disso, o formato de exportação do vídeo deve considerar o canal de publicação da produção audiovisual. Vale salientar que, existe uma formatação de vídeo marketing ideal para as diferentes redes sociais.

 

Os benefícios do uso do vídeo marketing

Atualmente, a criação do vídeo marketing é utilizado com finalidades que vão para muito além da simples aproximação com o público, é uma ferramenta de marketing que traz resultados reais às marcas. 

 

Por isso, tem conquistado cada vez mais adeptos ao seu uso, fazendo com que alcance níveis astronômicos de popularidade entre o público digital. 

 

Cada grupo de pessoas será impactado de forma diferente, por isso, é fundamental que sejam elaboradas estratégias com base em métricas reais, que podem ser encontradas em ferramentas como o Google Trends, por exemplo.

 

Destacamos a seguir os principais benefícios do uso de vídeo marketing em estratégias no digital.

 

1. Desperta emoções no público

Definir o seu público alvo e despertar emoções é a principal estratégia para gerar maior conexão e aproximação com os usuários da internet. 

 

Os exemplos de público alvo são distintos, por isso, faça um estudo completo sobre seus clientes para definir bem essa métrica. 

 

A conexão com o público é estabelecida graças a inclinação do cérebro humano para conteúdos nessa formatação, pois a capacidade de processamento é cerca de 60 mil vezes mais rápida quando comparada ao processamento de textos, por exemplo. 

 

 Os vídeos envolvem o usuário digital pelo sentimentalismo, incitando suas emoções para tendenciar o seu comportamento e a sua tomada de decisão. 

 

Sendo assim, se tornam excelentes instrumentos para utilizar na estratégia de marketing de conteúdo para influenciar usuários pertencentes aos diferentes estágios do funil de vendas. 

 

2. Aumenta o tráfego orgânico

O tráfego orgânico dentro de um site trata-se dos acessos que chegaram até o portal sem o auxílio de campanhas pagas, também conhecidas por anúncios ou links patrocinados

 

Os visitantes que chegam ao site por meio de vídeos, geralmente, ficam curiosos também a respeito da marca que produziu o conteúdo que tanto lhe chamou a atenção. 

 

Os vídeos são utilizados como instrumentos fundamentais em qualquer estratégia de marketing digital, sendo responsáveis pelo aumento de tráfego orgânico de diversas marcas.

 

Essa afirmação pode ser comprovada por meio da análise de métricas, estudo de usuários e algoritmos de rede.

 

3. Educa os consumidores

Os vídeos tem o poder de informar os clientes de uma empresa com qualidade e simplicidade. 

 

As imagens em movimento são capazes de manter o cérebro em alerta a respeito do conteúdo transmitido, fazendo com que o órgão capte mais informações do que seria capaz de assimilar se o conteúdo estivesse em formato de texto, por exemplo. 

 

A pesquisa citada anteriormente, da Wyzowl, também mostra que 96% das pessoas entrevistadas assistiram a vídeos explicativos para saber mais sobre um produto ou serviço.

 

Quando questionadas sobre como gostariam de aprender sobre um produto ou serviço, 73% afirmaram que prefeririam assistir a um vídeo pequeno.

 

Educar o consumidor o qualifica para a próxima etapa do funil de vendas, deixando-o mais perto da etapa de conversão.

 

4. Traz retorno superior ao investimento

O retorno sobre investimento denominado pela sigla ROI é a condição utilizada para metrificar os resultados concretos decorrentes do investimento em marketing. 

 

A relação dos vídeos com o aumento do ROI de uma empresa é exemplificada por meio do crescimento do Brand Awareness, que é como os clientes reconhecem determinada marca, e a geração de leads qualificados, que são os potenciais interessados pelo produto ou serviço de uma empresa com alta qualificação para efetuar a conversão.

 

Sendo assim, a tecnologia em produção audiovisual traz retorno superior ao investimento, pois a proposta de valor realizada através da produção de vídeo marketing possibilita resultados maiores ao que foi investido.  

 

5. Melhora o posicionamento nos mecanismos de pesquisa

Os conteúdos em formato de vídeo também estão sendo utilizados para melhorar o posicionamento das marcas nos motores de pesquisa, como o Google, por exemplo, que é utilizado pela população digital mundial. 

 

O vídeo marketing potencializa a autoridade da marca na internet e quando otimizada por meio das técnicas de SEO pode alcançar usuários em grande escala.

 

 

A relevância do vídeo marketing na internet

As plataformas que distribuem os diversos tipos de conteúdo na internet, priorizam cada vez mais os vídeos como relevantes para os usuários, sendo assim, cada vez mais o vídeo marketing estará presente nas plataformas sociais e continuará escalando no ranking de conteúdos tendência do digital.

 

Essa relevância ascendente dos conteúdos de vídeo na internet é justificada pelo perfil de usuários presentes na web. A Geração Z é a mais participante e consumidora dentro do ambiente virtual e possui predileção por essa formatação de conteúdo.

 

A Geração Z é composta por pessoas que já nasceram em um mundo tecnológico, com acesso a videogames, televisões e computadores, elementos que encorajaram desde cedo o seu desejo por mídias mais interativas. 

 

Também por isso, os  vídeos acabam se tornando tão relevantes na web, pois demonstram ser materiais de fácil consumo que não demandam de grande esforço para serem aproveitados.  

 

 

Os principais canais de publicação de vídeo marketing

A publicação de vídeos para marketing pode acontecer em diferentes canais de mídia, sendo que, algumas se destacam mais do que outras para a captação do cliente ideal para as marcas. 

 

Vale ressaltar que, é fundamental a definição da persona e do público-alvo antes da realização da publicação dos vídeos marketing. 

 

Lembrando que, a persona é a representação ilusória do cliente ideal de uma empresa, que é a grande diferença entre o público alvo, que são os consumidores reais dessa marca.

 

Os principais canais utilizados para publicar vídeo marketing, são respectivamente:

 

Youtube

O Youtube é um canal de compartilhamento de vídeos com fama em todo o mundo, ficando atrás apenas do Google no ranking de plataformas de vídeos mundial. 

 

A plataforma tem mais de 1 bilhão de utilizadores em todo o mundo, e atualmente, conta com mais de 4 bilhões de vídeos sendo vistos diariamente, considerando os longos e os pequenos. 

 

Linkedin

O Linkedin é uma rede social profissional e conta com mais de 750 milhões de usuários. 

 

O conhecimento sobre a pessoa por trás de um perfil profissional estimula a troca social humana e promove maior interação, fazendo com que a utilização de vídeos na plataforma ganhe cada vez mais força, relevância e notoriedade.  

 

Facebook

A famosa criação do empresário norte-americano Mark Zuckerberg foi mostrada ao mundo em 2004 e, desde então, faz parte da rotina de bilhões de pessoas em todo o mundo, cerca de 2 bilhões e novecentos milhões de usuários para exemplificar com maior exatidão. 

 

Especialistas da área de marketing, já constataram, inclusive, que os vídeos possuem maior poder de alcance no Facebook, além de serem as publicações que alcançam maiores números de engajamento.

 

Instagram

O Instagram se destaca das outras plataformas por transmitir comunicação social visual criativa e interativa. 

 

A rede social é detentora de diversas funcionalidades que estimulam o engajamento do público presente na plataforma, que contabiliza mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo globo terrestre. 

 

Considerando isso, o potencial de ação do vídeo marketing no Instagram tem poder grandioso para a captação de leads e conversão de vendas dos produtos ou serviços de uma marca.  Esse poder de ação é ampliado quando se utiliza palavras chave na estratégia SEO do vídeo.

 

O SEO no marketing digital tem sido uma das maneiras mais assertivas para ampliar resultados.

 

Tipos de vídeo marketing para as plataformas sociais

Pensar no tipo de conteúdo que será exportado para as plataformas sociais deve fazer parte da elaboração e efetivação da estratégia de marketing digital de uma empresa. 

 

Todos os vídeos devem ser criados com uma finalidade específica dentro do planejamento de marketing da marca. Por isso, cada tipo de vídeo marketing mostra performance distinta quando utilizado em diferentes redes sociais. 

 

Destacamos alguns formatos de vídeo marketing que podem ser publicados nas plataformas sociais, confira:

 

Institucionais

Os vídeos institucionais são a ferramenta ideal para transmitir a missão e valores de uma empresa. 

 

Podem compor o site oficial de uma marca para explicar com maior clareza as características principais sobre os proprietários, infraestrutura e equipe, por exemplo. Dessa forma, é proporcionada maior profundidade à forma com a qual o negócio se comunica e se relaciona com o usuário da internet. 

 

Tutoriais

Os tutoriais são uma grande febre nas plataformas sociais, especialmente, quando são formatados em curta duração de tempo. 

 

São utilizados como estratégia para gerar curiosidade no público que o consome, fazendo com que ocorra maior interesse de leads em potencial sobre os produtos ou serviços oferecidos pela marca.

 

Entrevistas

Os vídeos em formato de entrevista são capazes de gerar credibilidade para uma marca, além de serem fundamentais para proporcionar maior conexão com os usuários da rede. 

 

Quando um entrevistado certifica os benefícios de um produto ou serviço através de um vídeo aumenta as chances das pessoas que estão consumindo aquele conteúdo darem créditos as suas vantagens. 

 

É o gatilho mental conhecido por prova social no marketing. É a evidência que comprova a autoridade de uma marca, de seus produtos ou serviços.

 

Bastidores

Os vídeos de bastidores estimulam o interesse e curiosidade do público que está visualizando o conteúdo. 

 

Podendo ser utilizadas para dar spoilers e colocar em evidência um lançamento importante da marca. 

 

Mostrar os preparativos que são vistos apenas nos bastidores provoca nos telespectadores a sensação de pertencimento e posição privilegiada.

 

FAQs

O vídeo marketing no estilo FAQ é uma excelente peça na condução do cliente até o momento da conversão.

 

Acabam com as principais dúvidas dos clientes a respeito de produtos ou serviços, além de serem instrumentos de interação com o público, além de solucionar as principais dúvidas dos consumidores. 

 

Ressaltando que, a capacidade de compreensão da mensagem é maior quando transmitida em formato audiovisual.

 

 

A influência do video marketing na jornada do cliente

A jornada de compra do cliente pode ser exemplificada através do modelo de funil de vendas, que caracteriza todas as principais ações tomadas pelo consumidor em cada etapa de qualificação. 

 

Os vídeos podem ser encaixados para auxiliar o cliente durante qualquer etapa de sua jornada de compra. Algumas métricas disponíveis na mesma pesquisa da Wyzowl, destacam com mais clareza a influência do video marketing nesse processo de conversão, tais como: 

 

  • 96% das pessoas assistiram a um vídeo marketing explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço;

 

  • 88% das pessoas dizem que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca;

 

  • 78% das pessoas dizem que foram convencidas a comprar ou baixar um software ou aplicativo assistindo a um vídeo.

 

Sendo assim, não importa para qual estágio do funil o vídeo será redirecionado, a sua utilização faz bastante efeito no processo de decisão de compra e na elevação das taxas de conversão.

 

 

A Hoogli produz os melhores vídeo marketing para a sua marca 

Como destacamos ao decorrer do texto, a produção vídeo marketing feita por equipe de especialistas em conteúdo audiovisual, apresenta resultados significativos para as marcas que investem nessa formatação de conteúdo como estratégia de marketing. 

 

O vídeo marketing  é o tipo de conteúdo que é grande tendência no digital e , por isso,  se encontra cada vez mais presente nos meios de comunicação online. Considerando isso, é essencial que as empresas se empenhem para acompanhar as predileções dos usuários dentro do mercado digital. 

 

Outro formato que também tem conquistado boa parte do público presente no digital é o Podcast, que também é utilizado como estratégia de marketing atualmente.

 

O uso do Podcast como estratégia de marketing se estabelece como uma outra alternativa de conteúdo audiovisual muito eficaz nas estratégias de marketing de conteúdo das marcas.

 

Toda a produção audiovisual deve ser conduzida por especialistas com ampla experiência em todas as etapas que envolvem a produção de um vídeo, visto que, como destacado no texto, todas são essenciais para o resultado final do vídeo marketing.

 

Na Hoogli, dispomos de equipe de profissionais com habilidade e criatividade para produzir vídeos que geram conexão e encantamento. 

 

Por meio do vídeo marketing transmitimos ao público o que a sua empresa tem de melhor, nos mínimos detalhes, graças ao uso de materiais tecnológicos de ponta. 

 

Cuidamos de todas as etapas de forma criteriosa, a fim de que o seu vídeo marketing se torne realmente relevante no canal em que for publicado, de forma a gerar resultados reais para a sua marca. 

 

A produção audiovisual em Brasília da Hoogli é especialista na criação de vídeos marketing com foco no inbound marketing, uma abordagem estratégica utilizada para atrair mais potenciais clientes para a sua empresa e fazer o seu negócio decolar nos canais virtuais.  

 

O inbound marketing pode ser direcionado para ações focadas em produção de vídeo marketing, fotografia comercial, produção de podcast e produções audiovisuais em geral.

 

A estratégia de inbound marketing deve ser conduzida por profissionais que se atentem a todas as demandas solicitas pelo cliente durante a elaboração do planejamento e criação do conteúdo.

 

Nós entregamos o poder do conteúdo em vídeo na palma das suas mãos, com o intuito de te destacar de qualquer concorrente. 

 

Conte conosco, para transmitir através de vídeos dinâmicos tudo o que os seus clientes precisam saber sobre seus produtos, serviços e sobre a sua empresa. 

 

Transmita os valores e diferenciais da sua marca por meio de vídeo marketing feito sobre medida para a sua empresa. 

 

Acompanhe a grande tendência em utilização de vídeos na estratégia de marketing no digital e veja a sua marca escalar para um outro nível. Com a utilização do vídeo marketing em sua estratégia digital você conquista resultados rápidos e duradouros para a sua marca.

 

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