Perfil da Empresa no Google: muito mais do que uma ficha
Atrair clientes no digital tem sido o objetivo de diversas marcas, isso se dá em decorrência da grande preferência por encontrar empresas de forma online, essa facilidade é exemplificada pelos níveis exponenciais de predileção, especialmente, considerando os últimos anos.
E são várias as maneiras de expor um negócio na internet. Um recurso bastante conhecido que tem essa finalidade é o Perfil da Empresa no Google, que anteriormente era conhecido como Google Meu Negócio.
O perfil da Empresa no Google é um instrumento poderoso, mas que muita das vezes é menosprezado pelas empresas que o vêem apenas como uma simples ficha de negócio.
Porém, essa ferramenta promove vantagens às marcas que vão para muito além de reunir suas informações na web.
Neste artigo, mostramos a influência do Perfil da Empresa para o crescimento de empresas no mercado digital, confira!
O que é e como surgiu o Perfil da Empresa no Google?
O Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita do Google que permite o gerenciamento de informações cadastrais de uma empresa.
O serviço disponibilizado é promovido através da associação de outras funcionalidades do Google como o Google Maps, Google Fotos e o Google Shopping.
Porém, para chegar até o resultado que conhecemos atualmente como Perfil da Empresa no Google, foi necessário percorrer um longo caminho de inovações.
A primeira funcionalidade criada pelo Google que dava indícios do que conhecemos atualmente como Perfil da Empresa, era o Google Meu Local, lançado em 2004.
Dentro da plataforma, os empresários podiam cadastrar o seu negócio, dessa forma, era possível consultar a localidade das empresas, lembrando o esquema de lista telefônica.
Já em 2005, outras funcionalidades mais inovadoras surgiram, como o Google Street View e o Google Maps.
Em 2009, houve a unificação do Google Meu Local com o Google Maps, lançando o Google Place Pages que era capaz de destacar todas as informações de localização em um mesmo lugar.
O antigo Google Meu Negócio surgiu ao conhecimento geral do público em junho de 2014, com a finalidade de substituir outras ferramentas que tinham finalidades equivalentes, dessa forma, tornou conjunta todas as ações exercidas pelas outras ferramentas citadas acima.
Algumas inovações surgiram devido a unificação dessas ferramentas, abaixo destacamos o conjunto de ações principais.
Funcionalidades da ficha empresarial do Google
O perfil da empresa não é apenas uma simples ficha empresarial no Google, muito pelo contrário, algumas inovações tecnológicas na plataforma foram realizadas com a finalidade de otimizar a ferramenta para as empresas.
Sendo assim, mais do que uma ficha, o perfil da empresa possibilita funcionalidades de análise que contribuem com o sucesso de muitas empresas.
Abaixo, destacamos algumas métricas que podem ser analisadas por meio da ferramenta do Google, confira:
Informações de Tráfego
O banco de dados do Google permite a análise de métricas relevantes como os acessos de tráfego na página, geradas em decorrência do clique na ficha da empresa no Google.
A plataforma gera resultados interessantes sobre os usuários que acessaram a sua ficha como o total de acessos ao site e muito mais. É o primeiro passo para entender a jornada de compra de um cliente.
Especialistas que trabalham como o Perfil da Empresa se encarregam de analisar todas essas métricas, além de estudar o perfil dos clientes que se interessaram pelo perfil das empresas.
Esses profissionais reúnem todas as informações com a finalidade de acertar a estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa, e dessa forma, melhorar os resultados da marca.
Pensando a longo prazo, o objetivo é diminuir os investimentos referentes ao tráfego pago e aumentar os acessos orgânicos.
Ações dos Visitantes
A análise dos dados fornecidos pelo perfil da empresa no Google também considera o comportamento dos visitantes que acessaram uma determinada ficha empresarial.
É um registro completo com todas as ações tomadas pelos visitantes durante a navegação pelo perfil da empresa.
A partir da própria ficha, o usuário online tem a disposição recursos como a solicitação de rotas até o local físico, o encaminhamento de chamadas e a visualização de fotos da empresa.
Todos esses comportamentos são fundamentais para traçar o perfil dos usuários que mais se interessam pelos serviços ou produtos de uma marca, assim como entender o perfil dos leads que fazem parte do funil de vendas de uma empresa.
Ações disponíveis para o gerenciador da conta
Além do acesso a métricas, algumas outras funcionalidades são permitidas ao administrador do perfil da empresa no Google.
As ações disponíveis para o gerenciador da conta lhe dão a oportunidade de otimizar a página para o Google, pois quanto mais completa melhor.
Abaixo, destacamos essas ações, confira!
Inserir serviços
As ações que podem ser realizadas através da plataforma demonstram mais uma vez que o perfil da empresa no Google é muito mais do que uma ficha.
Uma ação disponível que tem sido utilizada para deixar a ficha ainda mais completa é a de inserção dos serviços oferecidos pela marca no perfil.
Atualmente, a empresa pode disponibilizar todos os serviços que oferece dentro perfil, junto a descrições e valores.
Essa funcionalidade facilita o acesso de usuários que estão pesquisando por serviços através do Google. Com isso, se os serviços cadastrados na ficha forem condizentes com a pesquisa do usuário no motor de busca, a ficha do negócio pode aparecer como resultado de sua busca.
Quando ocorre essa associação de serviços cadastrados na ficha com a pesquisa do usuário no Google, o perfil da empresa conquista mais tráfego orgânico, conquistando mais relevância e autoridade dentro do Google.
Além disso, os serviços cadastrados facilitam a atração de mais leads qualificados para a marca.
Inserir produtos
Assim como atualmente é possível cadastrar o serviços da empresa em sua ficha de negócio no Google, também é permitido catalogar os produtos da marca.
A inserção dos produtos é otimizada quando o gerenciador da conta coloca detalhes relevantes juntos como a descrição, o valor e a imagem.
Essa funcionalidade permite acesso facilitado aos produtos da marca, aumentando a credibilidade e transparência da empresa no digital.
Quando os produtos ficam disponíveis dessa forma no perfil da empresa no Google, os usuários se sentem mais motivados a conhecer mais sobre a marca, decorrendo no aumento das ações dos visitantes dentro da página, como a solicitação de rotas, encaminhamento de chamadas e visitas ao site ou landing pages.
Atualizações e Postagens
E para finalizar com chave de ouro a lista de funcionalidades permitidas ao administrador da página dentro do perfil da empresa no Google, destacamos a ação de atualizações e postagens dentro da ficha.
Assim como é permitido dentro de plataformas sociais, na ficha do negócio do Google, o gerenciador da conta pode realizar postagens e atualizações na página.
As publicações dentro da plataforma podem ser utilizadas para informar sobre promoções, eventos e até mesmo campanhas da marca.
Essas atualizações são fundamentais para aumentar a relevância da ficha, fazendo com que o Google passe a valorizar mais a ficha do perfil da empresa e a mostre para mais usuários em pesquisas de busca.
A atualização das publicações pode seguir o esquema de blog – blog é um espaço digital atualizado constantemente com a finalidade de fornecer informações, histórias e inspirações ao público.
Para otimizar essas publicações pode-se usar a utilização de palavras-chave, de forma a promovê-la para mais usuários. Além disso, destacamos que a publicação de conteúdo relevante na plataforma contribui com a elevação da autoridade da marca no Google.
Vantagens de usar a ferramenta como estratégia de marketing
O antigo google meu negócio evoluiu bastante desde o seu lançamento, sendo assim, o que já era muito bom para as empresas, se tornou uma ferramenta essencial na estratégia de marketing de um negócio que deseja alavancar no digital.
A empresa pode começar entendendo melhor sobre as vantagens advindas da utilização do Perfil da Empresa no Google, tais como:
1. Promove exposição gratuita
Como se trata de uma ferramenta gratuita, não é necessário investir valores dentro da plataforma, sendo assim, qualquer empresa pode criar a sua ficha empresarial no Google.
Porém, o gerenciamento do perfil da empresa envolve esforço contínuo, devido a todas as métricas geradas pela plataforma, por isso, é essencial que essa ação seja realizada, preferencialmente, por um profissional especializado.
2. Aumenta o tráfego orgânico
Quando um perfil se destaca no google, ele aparece nas pesquisas dos usuários que buscam por determinado produto ou serviço, considerando a utilização de palavras-chave..
Essa seleção rápida feita pelo Google, realiza a análise do perfil para determinar se aquela ficha equivale com a pesquisa do usuário.
É essencial que a ficha se mantenha sempre atualizada com todas as informações de contato, horário de funcionamento e localização.
3. Estimula a interação entre clientes
A interação entre a empresa e os clientes ocorre por meio dos comentários que os usuários podem fazer na ficha empresarial do negócio.
Esses comentários podem falar sobre a satisfação dos clientes sobre o produto ou serviço que a empresa disponibiliza.
Sendo assim, os comentários além de estimular a interação também interferem diretamente na pontuação da ficha da empresa no Google.
Vale salientar que todos os comentários feitos em fichas empresariais do Google são fiscalizadas, por isso, devem seguir os padrões e diretrizes da plataforma.
4. Aumenta a autoridade do negócio
A elevação da autoridade no mercado digital envolve alguns aspectos fundamentais, e o perfil da empresa no Google se encaixa nesses parâmetros.
A autoridade do negócio também é afirmada com base no comportamento do usuário dentro da ficha da empresa.
Vale lembrar que uma boa ficha no perfil da empresa no Google garante melhor posicionamento na SERP.
Considerando isso, as chances de atração de novos clientes aumenta significativamente, facilitando o processo de conquista de leads.
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