Marketing Digital: a estratégia a favor do seu negócio

A tecnologia e a internet são revolucionárias. É um fato com o qual temos que conviver desde meados dos anos 90, e que tem se intensificado cada vez mais desde o começo do século XXI até os dias atuais.

 

Não satisfeitas em nos deixar conectados, essa combinação também nos deixa inquietos e inspirados, querendo mais. Seja informação, conteúdo considerado fútil, conhecimento para o futuro, sobre o passado, entre outros. 

 

A internet nos deixa sempre querendo mais.

 

Afinal, tudo o que fazemos hoje, qualquer passo, está ligado de alguma forma à internet. Todas as nossas informações estão lá, e tudo é muito mais simples e rápido do que era na época das páginas amarelas.

 

Atualmente, tudo pode ser resolvido por um computador ou um celular de tela pequena com acesso à internet; desde pedir um lanche, marmitas para o mês inteiro e até desenvolver projetos de audiovisual, por exemplo.

 

A evolução e revolução tecnológica nos permite trabalhar e resolver qualquer coisa com alguns toques em uma simples tela.

 

E já que estamos falando de um mundo evoluído e conectado, nada mais certo do que manter o seu negócio conectado com ele, certo? É neste cenário que o marketing digital se estabelece, andando na mesma velocidade que o mundo se atualiza. 

 

É fato que a presença digital se faz cada dia mais necessária, quem não consegue se atualizar e se manter nas mídias digitais, sites, redes sociais e blogs, acaba se tornando dispensável e obsoleto. Ou pior: esquecido. 

 

Em um mundo tão conectado, a sua marca tem que estar conectada também!

 

Pensando nisso, a Hoogli trouxe esse artigo sobre o marketing digital, como é o conceito dele e os motivos pelos quais ele é uma excelente estratégia para o seu negócio. Continue a leitura para saber mais!

 

O que é Marketing Digital?

A primeira coisa que temos que deixar claro é que o marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias pensadas e planejadas para promover uma marca ou produto com o uso da internet. 

 

Dentro desse conjunto de estratégias, podemos destacar: 

 

SEM (Search Engine Marketing) 

Essa estratégia consiste em otimizar sites para que eles fiquem no topo das páginas de resultados em buscadores como Google, Yahoo, etc.

 

Marketing de Conteúdo 

É uma estratégia de marketing focada em criar e distribuir conteúdo relevante como artigos e posts nas redes sociais, mas que não necessariamente promova de forma explícita a marca. 

 

Inbound Marketing

Já o inbound marketing é um conjunto de estratégias visando atrair clientes para que eles sejam convertidos para usufruir do negócio. 

 

Quer ver um jeito mais fácil de você entender? Já parou para pensar como você faz para escolher o que comer fora de casa hoje? Qual a primeira coisa que você faz quando está buscando um restaurante novo? Como você descobre o cardápio de algum lugar antes de entrar? Joga na internet. 

 

Seguindo essa linha de raciocínio, dá para entender que o fato de estarmos online e conectados o tempo inteiro mudou como nos relacionamos e vemos as marcas ao redor do mundo. Por isso, há uma exigência quase implícita para que as marcas se adaptem ao mundo moderno.

 

É aqui que entram os principais objetivos da implementação do marketing digital! Captação de leads e, especialmente, a conexão com quem interage com o conteúdo. Mas isso só é possível através da produção de conteúdos de qualidade, em um formato que seja relevante para o público-alvo. 

 

Sem contar que o Marketing Digital está sempre buscando formas de otimizar processos e alcançar os resultados ideias de forma mais lucrativa do que os métodos tradicionais, que se encontram cada vez menos lucrativos e efetivos. 

 

Quer saber mais sobre esse o Marketing Digital? Fale com quem entende: a Hoogli te explica tudo!

 

 

Como surgiu o Marketing Online? 

Senta que lá vem história! 

 

Nos anos 90, com a revolução que a internet causou e os burburinhos que o mundo corporativo tomou, veio uma onda de crescimento absoluta com o surgimento das principais empresas no cenário mundial que conhecemos hoje.

 

Foi o período chamado de Web 1.0, em que grandes empresas surgiram e outras afundaram; que também foi marcado pelo aparecimento dos primeiros mecanismos de pesquisa, as primeiras vendas online, o marketing online, e os primeiros softwares de comunicação.

 

Sabe o que surgiu nessa época também? O Google! Você consegue imaginar o que usávamos como mecanismo de busca sobre coisas e fatos importantes antes do Google aparecer? Às vezes parece muito distante. Outros mecanismos de pesquisa como o ICQ e o Yahoo também ganharam força nessa época.

 

Foi um período que marcou o nascimento da internet como conhecemos hoje em dia. 

 

A chegada do ano de 1993 também trouxe o primeiro anúncio clicável publicado na internet, estima-se que a internet possuía pouco mais de 100 sites no ar. Dá para imaginar como isso foi revolucionário, certo? 

 

Foi também no final dos anos 90 que fomos agraciados com a presença de empresas que se destacam no mercado até hoje, como a Apple e a Amazon, por exemplo. 

 

O que é Web 1.0?

A história da internet de maneira geral é dividida em épocas, como qualquer história do mundo, afinal. Essas épocas, conhecidas como Web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 são marcadas pela implementação de novas tecnologias.

 

Vamos ver rapidinho um pouco sobre cada uma delas.

 

Web 1.0

Essa é a primeira geração da web, datada do final dos anos 80, baseada em hiperlinks. Ela era utilizada para exibição de conteúdo estático com um design mais chamativo e, simultâneamente, semelhante aos de páginas impressas. 

 

Foi a época em que a comunicação acontecia unilateralmente . Diferente do que acontece hoje em dia, não era normal ver pessoas criando conteúdo, apenas consumindo o que já estava disponível. 

 

Web 2.0

A segunda versão da geração web chegou revolucionando a experiência de quem ainda estava começando a navegar pela internet! Ela diferia de tudo o que já tínhamos visto, e possibilitava ir muito além das páginas estáticas: os sites passaram a oferecer novas formas de interagir com o público.

 

Foi com a Web 2.0 que a produção de conteúdo começou a ganhar espaço entre os internautas, uma vez que foi se tornando possível comentar em blogs e outras páginas e a chegada das redes sociais, por exemplo.

 

Web 3.0

Também conhecida como Web3, essa terceira geração da internet revolucionou mais ainda o que já estava sendo revolucionado desde a web 2.0. Aqui, veio um processo de transformação digital inteiramente baseado no uso de máquinas que melhoraram a eficiência e qualidade de atividades que antes eram realizadas manualmente.

 

A web 3.0 é uma era marcada por implementações que se estendem desde os algoritmos de recomendação de conteúdo até os sistemas de roteamento de dados que trafegam pela internet. 

 

E tudo isso é extremamente útil quando estamos falando da automação do marketing, por exemplo. 

 

Web 4.0

Alguns estudos já acreditam que estamos vivendo a era da Web 4.0, outros estimam que ela se aproxima cada vez mais. Isso é estimado com base nas tendências atuais, especialmente com a implementação da Inteligência Artificial, que vem ganhando cada vez mais força no mercado. 

 

De maneira sucinta, a quarta geração da internet está aliada a um conjunto de fatores que flutuam desde a comunicação visual eficiente até o relacionamento entre a empresa e o cliente com a ajuda da tecnologia. 

 

E qual a situação que favorece mais o marketing feito online do que a atualização constante do mundo digital? Não existe!

 

Marketing Digital e Marketing Online são a mesma coisa?

Sim! Na verdade, marketing digital e marketing online se referem à mesma coisa: métodos e ações de divulgação na internet. A única questão é que o termo mais tradicional é o digital, mas o marketing online também está correto e pode impulsionar o seu negócio da mesma maneira nessa era digital!

 

Mas o que é Era Digital?

A Era Digital, também conhecida como Era da Informação ou Era Tecnológica, foi o que sucedeu o desenvolvimento tecnológico da Terceira Revolução Industrial. Foi o período marcado por inovações que alteraram a percepção e formas de trabalho, comunicação e pensamento. Foi efetivamente o que marcou a chegada da internet no mundo! 

 

Legal, né?

 

E como estamos falando de Marketing de Internet, não poderíamos deixar de citar a Era Digital e como sua chegada impactou o mercado mundial, uma vez que as empresas não ficaram de fora desse processo, precisando se adaptar constantemente para lucrar com os benefícios da suposta transformação digital. 

 

Essa adaptação se faz cada vez mais necessária em um mercado competitivo. E é exatamente por isso que o Marketing Digital se faz tão indispensável para o seu negócio. 

 

Veja, a seguir, as vantagens de apostar no marketing online. 

 

Vantagens de apostar no Marketing Digital

Agora que já falamos bastante sobre o marketing digital e sua história, você sabe porque fazer marketing na internet tem que ser considerado uma prioridade independentemente  da marca ou o negócio no cenário atual?

 

Bom, o principal motivo é que a era digital mudou completamente a maneira de fazermos qualquer tipo de marketing, tanto para empresas quanto para os consumidores. 

 

Mas existem outras inúmeras vantagens em estreitar essa relação do público com as marcas. Vamos ver algumas delas a seguir:


 

Direcionamento

Um dos grandes pontos positivos e diferenciais do Marketing Digital é que  as empresas conseguem fazer ações e movimentações para atrair e conquistar o público-alvo certo. 

 

Mas o que é o público-alvo certo? As pessoas que realmente tem o perfil para consumir o seu negócio. Não adianta querer vender uma camisa do Flamengo para quem é torcedor do Botafogo! Viu só? O direcionamento aqui é tudo!

 

É através do direcionamento que você consegue atrair exatamente o grupo de botafoguenses certos, ou o público-alvo que melhor se encaixa no seu negócio, saindo um pouco do tema futebolístico. 

 

Mas por que isso é tão importante? Além do público-alvo certo, esse ponto do marketing online te ajuda na hora de economizar dinheiro. Sim, isso mesmo. Afinal, você deixa de gastar dinheiro com quem não tem interesse na sua marca e consegue segmentar os serviços para quem realmente quer ouvir o que você tem a dizer.

 

É desse jeito que você consegue conhecer melhor o seu público, e, de quebra, ainda se torna um especialista na hora de conquistar e cultivar mais gente interessada no seu negócio. 

 

Interatividade

Ficou claro que a relação com o público é importante, certo? Dito isso, vamos falar de outra razão extremamente importante na hora de apostar no marketing digital: a interatividade! 

 

Essa é uma das razões principais pelas quais o marketing online é cada vez mais bem-visto  aos olhos do público. Em tempos tão modernos, precisamos estar sempre atualizados, certo? Sendo assim, graças à interatividade que o marketing digital proporciona, o foco se mescla perfeitamente entre o produto e a experiência que o usuário terá na hora de realizar a compra. 

 

E sejamos sinceros, todo mundo adora opinar e interagir com tudo! As empresas que apostam em campanhas e publicações que permitem a interação do público ganham muito mais, especialmente quando falamos no engajamento das marcas e produtos. 

 

Oportunidades 

Além de tudo o que já citamos, uma das grandes vantagens de apostar no Marketing Digital é que ele diminui a distância entre a empresa e o cliente; o que ajuda muitas empresas pequenas a alcançarem consumidores do outro lado do país, por exemplo.

 

Sendo assim, os consumidores têm mais oportunidades de conhecer empresas e as empresas conseguem se posicionar melhor no mundo digital e aumentam as oportunidades de venda.

 

Com o Marketing Digital todo mundo sai ganhando! 

 

Por que investir no Marketing Digital?

E se você ainda não está convencido de que o Marketing Digital é a melhor estratégia a favor do seu negócio, confira abaixo alguns motivos que podem te convencer a abraçar o mundo digital e investir nele:

 

1. Credibilidade

Você provavelmente já entrou em um site de uma empresa qualquer e deu de cara com um grande compilado de desatualização e bagunças; daqueles em que o layout não combina com nada, a leitura é extremamente difícil e nada agrada aos olhos, certo? 

 

Seja sincero, qual é a mensagem que você capta em um site assim? Se você acha que a empresa está desatualizada, tem razão! 

 

A presença digital e o investimento no marketing são fundamentais para gerar credibilidade para a sua marca, uma vez que isso transmite seriedade, atenção e uma identidade para a empresa. Um site limpo, com layout agradável e informações bem expostas são extremamente significativas em qualquer mercado que seja. 

 

2. Proximidade 

Além da credibilidade, o Marketing Digital gera um contato com um cliente que se estende muito além do momento da venda do seu produto. A interação com consumidores e potenciais clientes é imprescindível para a construção de um relacionamento. 

 

E vamos combinar que o marketing na internet é tudo sobre o relacionamento e o investimento na experiência do cliente, do produto e da empresa. 

 

3. Alcance

Credibilidade, proximidade… Falta falarmos de alcance, certo? Afinal, com o estímulo que o marketing digital proporciona, você acaba estando em vários lugares e nichos simultaneamente. 

 

E o marketing na internet não pode parar em atingir o público certo; a estratégia consiste justamente em você estar sempre ganhando mais seguidores, clientes e consumidores para o seu negócio alcançar muito mais. 

 

Sendo assim, é importante, além de produzir um conteúdo de qualidade, manter a interação com os consumidores. A valorização deles e da relação que vocês constroem é fundamental para a sua marca crescer cada vez mais.


 

4. Redução de Custos

Você pode até achar que não, mas o marketing online é muito mais vantajoso para o seu bolso do que o marketing tradicional. Isso acontece porque no meio digital é possível alcançar milhares de pessoas com alguns cliques, enquanto o marketing tradicional jamais conseguiria. 

 

Além do que, no meio online tudo é muito mais fácil de mensurar, de forma que é possível saber quantas pessoas leram sobre o seu produto, a média de tempo gasto  no seu site, no blog e quantos comentários renderam no seu post. 

 

O marketing tradicional não te proporciona nada disso!

 

5. Leads

Além de tudo o que já citamos nesse texto, não podíamos deixar de falar dos Leads. No escopo de marketing e vendas, leads são uma oportunidade de aproximação com um possível cliente; de maneira geral pode ser a informação de um contato como nome e e-mail em troca de alguma oferta.

 

É só pensar que um lead é exatamente como se fosse um cliente em potencial. Ficou mais fácil? 

 

Agora que você sabe o que são os leads, já parou para pensar no trabalho, tempo e dinheiro que você teria que investir para alcançar mais pessoas sem o marketing digital? Parece difícil. É aqui que o marketing online se destaca!

 

No mundo digital, é possível impulsionar sua geração de leads, especialmente através da segmentação que permite o alcance de mais pessoas interessadas. E o resultado disso? Otimização das suas ações. 


 

6. Segmentação 

Falamos da segmentação aqui em cima, certo? Mas vamos destrinchar o que é a segmentação no marketing digital para você entender melhor! Em termos de marketing online, a segmentação é o ato de literalmente segmentar o mercado de clientes em potencial segundo características específicas. 

 

É só pensar que a segmentação funciona para traçar perfis de quem consome ou pode consumir o seu produto. O resultado disso são grupos de pessoas propensas a dar respostas positivas às campanhas do seu negócio. 

 

7. Vendas 

Todos esses benefícios que estamos falando ao longo do artigo chegam no ponto mais importante de todos: o aumento de vendas. Afinal, o marketing também é isso, né? Investir e receber o retorno financeiro. Investir para alcançar mais pessoas e vender mais do seu negócio ou empresa.

 

Sendo assim, investir em marketing digital é extremamente compensatório. É uma conta muito simples: você vende mais, aumenta sua receita e tem mais recursos para continuar investindo na sua empresa.

 

O resultado disso: crescimento exponencial. 

Estratégias mais conhecidas do Marketing de Conteúdo

Lembra que falamos ali em cima sobre Marketing de Conteúdo? Essa estratégia é focada inteiramente em publicar materiais relevantes para atrair um público. E depois que o público estiver atraído, o próximo passo é a conversão! 

 

Parece fácil quando estamos colocando dessa maneira, mas existem detalhes nos métodos de espalhar seu conteúdo pela internet que exigem estudo, cuidado e muita atenção, como o uso de um blog, site de empresa e perfis em redes sociais.

 

Vamos ver um pouco mais a fundo? 

 

Blog

Por mais que pareça que você não usa mais a plataforma de blog desde a época do Fotolog e Blogger, o Blog de conteúdo ainda é considerado um canal importante de comunicação com o público. 

 

Isso se dá ao fato de que os blogs são fáceis de editar e administrar, sem contar que eles são uma excelente ferramenta de otimização de conteúdo. E a otimização de conteúdo é a melhor maneira de subir no ranking de mecanismos de busca como o Google. 

 

Você sabe o que acontece quando você sobe no ranking de pesquisa do Google? Seu negócio ganha mais visibilidade! É uma boa estratégia, vai?

 

Site da Empresa

Agora que falamos da importância do blog, não podemos deixar de citar a importância da criação de um site institucional! É com ele que seu negócio ganha mais credibilidade, mesmo que hoje em dia as pessoas achem que Instagram resolve tudo. 

 

Uma empresa crível e séria precisa contar com a segurança de um site; até porque é o site institucional que serve de canal para as pessoas encontrarem o seu negócio ou a sua marca, além de poder solicitar o produto e tirar as principais dúvidas. 

 

Redes Sociais

Não podemos falar de Marketing Digital ou Marketing de Conteúdo e não destacar a importância das redes sociais! Afinal, são pouquíssimos os lugares que conseguem proporcionar tamanha interatividade. 

 

E sim, antes de mais nada, as redes sociais existem para isso mesmo: dialogar com o seu público. 

 

Sendo assim, fica clara a necessidade de uma página onde você consiga fazer o público se identificar com você e a sua marca. É o engajamento perfeito!

 

E, claro, não podemos deixar de citar outras estratégias fundamentais do Marketing de Conteúdo como SEO, SEM, E-mail Marketing e Google Ads, são apostas extremamente efetivas para alavancar o seu negócio! 

 

Ficou com alguma dúvida? A Hoogli te ajuda! Venha ser mais um dos nossos cases de sucesso.


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