Dia do Publicitário: Como é Ser um Publicitário na Hoogli

O publicitário é um profissional que, na maioria das vezes, é formado em Publicidade e Propaganda ou em cursos de graduação afins. Essa área de atuação está dentro da Comunicação Social, que ainda abrange outros conhecimentos, como o Jornalismo, o Audiovisual e a Comunicação Organizacional.
 

Em resumo, o publicitário é aquele responsável por promover campanhas e ações para divulgar empresas, serviços, produtos, pessoas e ideias.
 

Aqui na Hoogli, apesar de sermos, em essência, uma Agência de Marketing Digital, a maioria dos nossos colaboradores são publicitários. Basicamente, somos movidos a muito café, amizades, risadas e comprometimento. Mas ainda há muito o que vocês podem saber sobre como é ser um publicitário na Hoogli – e vamos te explicar no blog a seguir, produzido especialmente para essa data que marca o Dia do Publicitário. Inclusive, parabéns a nós (merecemos muito!). Boa leitura.
 

Qual é a diferença entre marketing e publicidade?
 

Os dois conceitos se aproximam mais a cada ano que passa. Podemos dizer que o marketing é bastante focado no alcance de resultados.
 

Dessa maneira, esse campo atua em grande conjunto com os negócios. A área lida muito com métricas, pois é necessária uma análise árdua para sempre atingir os objetivos previstos.
 

Isso não significa que a publicidade não atue a fim de atingir bons resultados. A área também busca bons números, mas com atuações mais amplas.
 

Em resumo, dentro do marketing, diversas atividades realizadas podem vir de publicitários. A publicidade, na verdade, é uma estratégia de marketing. 

Quais são as áreas de atuação da publicidade na Hoogli?

 

Direção de Criação/Arte

Essa profissão é responsável pela criação das imagens tanto para mídia online, quanto offline. Além disso, esses especialistas também podem editar os vídeos de uma empresa.
 

O Diretor de Criação é aquele que idealiza visualmente uma campanha, marca e identidade. Por isso, além de atuar dentro da publicidade, esse profissional pode estar no universo da Moda, Fotografia, Audiovisual e outros.

 

Já o Diretor de Arte é quem trabalha na produção de peças publicitárias e criativos, que podem ser imagens, vídeos e ilustrações.
 

Vale lembrar que os dois podem ser designers gráficos, como é aqui na nossa agência.
 

Perguntamos para o Gabriel como é trabalhar com Direção de Criação na Hoogli. Ele respondeu: 

 

"É muito bom, porque a gestão caminha do seu lado, ela não é distante. Por onde eu já passei essa relação não aconteceu. Aqui somos incluídos nos planos, então eu me sinto pertencente. Gerir é um ato que requer grande responsabilidade, então ter esse apoio é muito importante. A nossa equipe de criação está sempre na mesma 'vibe', então a nossa relação é muito amigável e saudável, como deve ser. O clima aqui é especial, isso torna o trabalho gostoso, refletindo em um bom trabalho". 

 

Gestão de Tráfego
 

O profissional dessa área realiza um grande trabalho dentro do marketing digital e da Publicidade. Ele é responsável por gerenciar os anúncios que vemos em sites, redes sociais e outros.
 

Por isso, o gestor de tráfego lida diretamente com resultados e métricas, porque o seu principal objetivo é fazer com que um anúncio chegue ao seu público-alvo com o melhor aproveitamento de um investimento.
 

Em tese, esse profissional é mais reconhecido no Marketing Digital, mas em alguns casos pode ser considerado um publicitário por simplesmente fazer parte de um plano que tem como principal objetivo a divulgação.

 

Desenvolvimento Web/Mobile

Os desenvolvedores da Hoogli são responsáveis por criar sites e aplicativos para os nossos clientes. Dessa maneira, eles atuam a fim de criar plataformas em que os usuários possam navegar com facilidade e fluidez.
 

Geralmente, os desenvolvedores não são tão reconhecidos na publicidade. Contudo, assim como os gestores de tráfego, eles também são fundamentais na promoção e divulgação de negócios.
 

Na Hoogli, os nossos desenvolvedor Gabriel Júnior. 


Adriano, Head da área, falou sobre o que acha de atuar nessa profissão dentro da Hoogli:

"Me sinto muito livre para criar. A nossa equipe é muito unida, então quando nós precisamos tocar um projeto, eu sei que posso contar com todos. O ambiente é bastante calmo e amistoso, o que nos ajuda no resultado final da entrega para os clientes. Vejo que hoje a nossa entrega corresponde 100% às expectativas dos nossos parceiros", afirmou o desenvolvedor."

Redação 

A Redação é uma área muito ampla. Você pode ser redator de um jornal, roteirista de filmes, redator de legendas, assim como pode ser redator publicitário.
 

Na Hoogli, os nossos redatores trabalham com as normas SEO, que tem como finalidade colocar conteúdos nas primeiras páginas de buscadores, e com técnicas de Copywriting, que tem como objetivo chamar a atenção do leitor através de pequenos enunciados autoexplicativos.
 

De acordo com a Head de Redação, trabalhar na Hoogli:
 

É sempre um grande desafio, porque temos clientes de vários segmentos. Além disso, temos uma equipe que é bem unificada e diversa, então sempre rolam muitas inspirações e trocas de conhecimento. Aprendemos sobre várias áreas e por isso estamos sempre em constante crescimento, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente".

 

Social Media

Essa equipe cuida das mídias sociais dos nossos parceiros. Em resumo, o profissional social atua no planejamento, organização, publicação, acompanhamento e mensuração de resultados de uma rede social.
 

Na Hoogli, a nossa equipe de Social Media é composta pelo Jefferson Sousa, Pedro Pantoja e Erick Guedes. De acordo com head da área, Jefferson (para os hooglers, Jeffinho), atuar como Social na Hoogli é:


Desafiador e empolgante ao mesmo tempo, porque você tem clientes de diversos nichos e isso te dá a oportunidade de 'incorporar' diversos personagens de diferentes facetas. Outra coisa legal é que aqui estamos sempre em contato com a galera de outras áreas que sempre nos inspiram. Essa troca de ideias acontece muito naturalmente, apenas com o convívio".

 

Atendimento

O atendimento é uma das áreas da Publicidade que atuam diretamente com os clientes. Além de escutá-los para entender as suas necessidades, o atendimento costuma acompanhá-los para alinhar e oferecer soluções para as marcas.
 

Além disso, o cargo requer uma comunicação ativa com todas as equipes, pois ele é responsável por passar todos os requerimentos do cliente. 
 

Na Hoogli, Gabriel Andrade e Pablo Gomes compõem o nosso atendimento. Gabriel, head da área nos disse como é exercer essa função: 
 

Trabalhar na Hoogli é muito bom porque eu me sinto livre para executar tudo o que eu aprendi dentro da minha formação em Comunicação. Eu também aprendi bastante aqui. A área de Atendimento me desafiou muito, mas a Hoogli me deu a oportunidade de realmente saber exercer a minha função da melhor maneira."

 

Fotografia Publicitária
 

Na agência também produzimos fotos e vídeos. Por isso, contamos com uma equipe de captação formada por Jefferson Eduardo e Haln Junior. Para Junior, trabalhar como fotógrafo na Hoogli é:
 

"Um constante aprendizado, pois os nossos clientes vão de loja de lace à churrascaria, então a dinâmica pede que nós entendamos o que eles querem e também o que é necessário para atingir o público-alvo. Esse desafio é legal, porque nos proporciona sair da curva". 

 

Afinal, como é ser um publicitário na Hoogli?

Buscamos cultivar boas relações em nosso dia-a-dia para que atividades do cotidiano não sejam recebidas com tanta pressão. A profissão de publicitário é desafiadora e nos requer muito comprometimento, mas acreditamos que isso pode ser feito com leveza e seriedade em simultâneo.
 

O nosso maior compromisso é com a entrega de resultados aos clientes. As produções seguem um alto padrão de qualidade, pois nos preocupamos em entregar o nosso melhor trabalho todos os dias.
 

A Hoogli é uma empresa em crescimento constante, pois nunca parou. Somos inventivos, criadores, parceiros e dedicados.  

Transforme sua marca!

Logo Principal