
Afroempreendedor: o Google quer apoiar você
Você sabia que pelo menos 25% do PIB nacional vem do Black Money, que é o dinheiro produzido pelos negócios comandados por pessoas negras?
O movimento acontece pelo mundo todo e tem por objetivo um apoio mútuo entre pretos, criando conscientização e tendo como meta maior alcançar e semear seus propósitos para o máximo de pessoas possível.
O projeto tem um apelo enorme por aqui, afinal, no Brasil, mais de metade da população se define como negra e parda.
No nosso país, hoje, cerca de 14 milhões de pessoas de pele negra são donas do próprio negócio. E isso vem crescendo rapidamente.
Mas como o Google pode ajudar?
Através de sua Academia (que é o espaço em que estão disponíveis os seus cursos), o Google tem dado acesso gratuito a treinamentos e insights de negócios para marcas, empresas e profissionais negros, possibilitando a eles aumentar significativamente o protagonismo negro brasileiro.
Esse programa ganhou especial necessidade em meio à pandemia, com a situação de milhares de micros, pequenos e médios empreendedores, que viram os seus negócios irem pelo ralo e terem que demitir centenas de milhares de pessoas.
A crise causada pelo coronavírus teve força, principalmente, em setores como a construção civil e o comércio, que são de maioria negra, e famosos pelos mais baixos salários.
Mas o que seriam esses afroempreendedores?
São as mulheres e os homens negros (cerca de 14 milhões) que têm que lidar com os desafios do empreendedorismo, além das já antigas e doloridas questões de raça e gênero.
Desafios como:
- Necessidade de fluxo de caixa
- Planejamento
- Marketing
- Comunicação
Os desafios acima fazem parte das principais urgências desses empreendedores, que precisam acelerar a digitalização dos seus negócios. E é justamente nesse aspecto que o Google vem auxiliar, sem custos, oferecendo ajuda no planejamento e nas soluções que podem transformar o mercado para eles. Com iniciativas que melhoram processos do digital.
Quais são as ferramentas do Google que potencializam o seu negócio?
A plataforma tem duas ferramentas excelentes para promover os primeiros passos da digitalização dos negócios, com tutoriais, dicas e outros conteúdos, totalmente atualizados com o momento atual de crise, são elas:
Google para PMEs
Neste curso, é possível aprender formas de conduzir a sua empresa para o ambiente web, aumentando o tempo de contato com os clientes e de acordo com as tendências de mercado.
Kit de Marketing do Google
Esta ferramenta foi feita para o compartilhamento de novidades aos clientes por:
- Adesivos
- Cartazes
- Imagens personalizadas.
Oferecendo, gratuitamente, materiais para alimentar as redes sociais, para quem já possui o Google Meu Negócio.
Mais fácil que isso, nem existe
Além dos benefícios de sempre do gmail (newsletter, drive, videoconferência, bate-papo, etc.), as ferramentas criadas são totalmente intuitivas, podendo ser acessadas em qualquer local com acesso à internet e gratuitas. O único pré-requisito é criar um e-mail do Google para facilitar o contato com:
- Clientes
- Parceiros
- Fornecedores.
E aí, ficou animado para fazer parte do movimento AfroGoogler? Conte com a ajuda da Hoogli nessa caminhada!